Os Passos Obrigatórios Para Escolher o Seguro do Carro

Após comprar carro é necessário proteger-se a si, os outros ocupantes e também os outros condutores que vai encontrar na estrada. Para isso existe o seguro do carro, um seguro obrigatório para todos os que compram um veículo e querem andar na estrada de forma segura.

Se está à procura de um seguro para o carro, deve seguir alguns passos que o vão ajudar a determinar quanto precisa de cobertura e qual a melhor companhia para adquirir.

A Preparação

Quando contratamos qualquer tipo de seguro para o carro, queremos ter a certeza que temos a melhor cobertura possível, em caso de acidente, pagando o valor justo (que é o menor possível que conseguir arranjar).

Escolher a Cobertura

A primeira coisa a fazer é determinar a cobertura que deseja e depois fazer comparações entre seguradoras, porque os preços podem variar, na ordem das centenas de euros. Não se deixe impressionar por ofertas e promoções básicas, como ofertas de bilhetes e ‘taxas promocionais’.

Tenha em atenção outros factores, como a sua situação financeira no momento, os seus hábitos de condução, as condições do seu carro e o sítio onde costuma deixar o carro estacionado (devido à probabilidade de assalto).

Procurar o Melhor

Depois de ter feito as contas em casa, é tempo de agir e procurar as seguradoras com os preços que pretende, para começar a negociar.

Comece por procurar os preços dos seguros do carro na Internet, nos sites oficiais das empresas. Preencha as simulações e imprima.

Comparar Propostas

Quando tiver retirado os preços, comece a comparação. Utilize uma folha de cálculo para preencher todos os dados e comparar os valores facilmente. É importante garantir que está a comparar laranjas com laranjas e maçãs com maçãs.

Tirar Dúvidas

Por vezes, a informação nos sites não está completa, por isso deve recorrer aos números de telefone (normalmente gratuitos) para retirar as dúvidas que tiver.

Negociar o Máximo

Quando estiver ao telefone, do outro lado estará um vendedor, por isso aproveite para pedir descontos. Será mais fácil se tiver um passado como condutor sem grandes ocorrências.

A Tomada de Decisão Final

Nesta altura já tem as seguradoras ordenadas por preço final e sabe qual a mais barata. No entanto, deverá ainda ter atenção outra coisa: o serviço de apoio ao cliente.

Como será que a seguradora se vai comportar quando você tiver um acidente? Procure em associações de consumidores ou em artigos de imprensa que tenham feito esse estudo.

Fazer o Contrato

No final, apenas tem de rever as condições que vêm na apólice, nomeadamente a cobertura acordada e cláusulas lesivas para o consumidor.

Este processo pode demorar algum tempo (horas ou dias), mas pode também poupar muito dinheiro (e preocupações) no futuro na compra do seguro para o seu carro.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*