Viver com simplicidade

Por vezes simplificar pode ser uma tarefa monstruosa, onde nem sequer sabemos como começar.

Mas esse é um erro de pensamento muito comum, porque a verdade é que não precisamos de simplificar a nossa vida toda ao mesmo tempo. Podemos fazer as coisas calmamente, sem perder o objectivo final que é o de ter uma vida com maior organização e simplicidade.

Aqui ficam algumas acções simples que pode fazer já hoje e iniciar assim o processo para uma vida de maior simplicidade.

Escolher as coisas mais importantes

Quais são as coisas mais importantes nas nossas vidas? Precisamos escolher algumas (mas poucas) para começarmos a definir como vamos iniciar o processo de simplificação das nossas vidas.

Este exercício pode ser feito em qualquer lugar. Em casa no computador ou até mesmo na praia com uma caneta e um bloco de papel.

Desistir de qualquer coisa

Todos nós temos mil e uma coisas para fazer, sem tempo livre para nada, mas continuamos a aceitar novas tarefas, novos compromissos e novas obrigações.

O pior de tudo é que muitos desses compromissos não contribuem em nada para melhorar a nossa vida e para os objectivos traçados no ponto anterior.

Coisas como, ver televisão e afins, são normalmente gastadores do nosso tempo e não trazem mais-valia alguma.

Arrumar qualquer coisa

Para ganharmos motivação para a nova vida de simplicidade, podemos começar por arrumar uma gaveta ou um roupeiro, em vez de tentarmos arrumar uma divisão inteira, como o quarto ou a sala de estar.

O truque para o sucesso é:

  • Esvaziar tudo e colocar no chão
  • Escolher apenas os objectos mais importantes para nós
  • Deitar o resto fora (ou vender)
  • Arrumar os objectos escolhidos novamente no local, bem organizados

Estabelecer limites

Isto fará de nós pessoas mais organizadas e com mais tempo livre. Basta estabelecer limites temporais e de quantidade às coisas que fazemos. Por exemplo:

  • Ler emails durante meia hora
  • Ver televisão durante uma hora
  • Jogar apenas um jogo de consola

Criar tempo livre

Se estabelecermos limites estamos já a dar um passo para conseguirmos ter mais tempo livre para nós e para a nossa família.

Mas há outras coisas que podemos fazer:

  • Acordar mais cedo
  • Desligar a Internet

Fazer as coisas mais devagar

Se conseguir pôr isto em prática, a sua vida de simplicidade irá melhorar bastante. Quando andamos sempre a correr, durante o dia, chegamos ao final sem forças para fazer algo interessante que nos beneficie.

Por isso deve começar a andar mais devagar, a comer mais devagar e no geral a viver mais devagar. Sentindo mais o Presente e pensando menos no Futuro.

Isto é muito difícil de fazer, mas os benefícios são enormes.

Uma coisa de cada vez

Em vez de andarmos sempre a correr, tentando ser mais ‘produtivos’ fazendo duas ou mais coisas ao mesmo tempo, é melhor parar, fazer apenas uma coisa do princípio ao fim, sem distracções, calmamente, para termos a certeza que a tarefa ficou bem-feita e ao mesmo tempo não ficarmos stressados.

Desta forma garantimos uma excelente produtividade ao mesmo tempo que criamos um estilo de vida mais relaxado e com mais tempo para nós e para aquilo que consideramos importante, quando definimos as prioridades para uma nova vida de simplicidade.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*