Poupar dinheiro nos tarifários de telemóvel

Um dos erros da maior parte das pessoas é que ficam satisfeitas com aquilo que lhe oferecem logo à partida. Isto não quer dizer que deve passar a ser demasiado esquisito nas escolhas que faz, no entanto deverá sempre fazer alguma pesquisa para saber se aquilo que lhe oferecem é o mais indicado para si.

O caso dos tarifários dos telemóveis é um bom exemplo disso, porque vêm juntamente com o aparelho (para que o preço final deste fique mais barato). Mas o tarifário que vem por defeito dificilmente será o mais indicado para si, porque todas as pessoas têm necessidades diferentes e existem dezenas de planos de tarifários onde encontrará o mais vantajoso.

Como poupar dinheiro com o tarifário do telemóvel?

Analise o seu perfil ao telemóvel

Antes ainda de comprar o equipamento, vá aos sites das operadoras móveis e faça as simulações disponibilizadas para identificar o seu perfil de consumidor de chamadas telefónicas.

  • Faz mais chamadas durante o dia? Durante a noite? Ao fim de semana?
  • Liga mais para a sua rede? Para a rede fixa? Para outras redes móveis?
  • Faz muitas chamadas curtas? Muitas chamadas compridas?
  • Faz muitas chamadas? Poucas chamadas?
  • Liga para muitos números? Só liga para familiares?
  • Recebe mais chamadas do que aquelas que faz?

São várias as combinações que pode fazer para conhecer o tarifário que melhor se adapta ao seu perfil.

Compare entre operadoras de telemóvel

Não apenas inicialmente mas também passado algum tempo, porque o mercado móvel é bastante competitivo e dinâmico, por isso aproveite esses factores a seu favor e sempre que se justifique, mude de tarifário ou mesmo de operadora.

Controle o consumo regularmente

Todas as operadoras permitem ver o seu consumo de chamadas de voz e dados através da Internet, por isso deverá registar-se para acompanhar (pelo menos semanalmente) o seu consumo. Isto permitirá controlar o seu saldo para não gastar demasiado num determinado mês.

Procure os tarifários ‘low-cost’

Se usa o telemóvel apenas para fazer chamadas e não quer ter todas aquelas funcionalidades que as operadoras fornecem (caixa de voz, acesso à Internet, etc.) opte por um dos planos ‘low-cost’ das operadoras, porque são os mais baratos.

Aproveite todas as promoções

Como já foi referido, este mercado lança promoções todas as semanas e deve aproveitar essas oportunidades para conseguir bons negócios. Por exemplo, pacotes de mensagens a preços reduzidos, chamadas de voz ilimitadas por um valor promocional.

Evite o ‘Roaming’

Se vai para o estrangeiro, opte por deixar o equipamento em casa porque estes preços ainda são muitos caros. Prefira ligar a partir da rede fixa internacional através dos cartões de tráfego que compra no país onde estiver.

Além destas dicas para poupar dinheiro no tarifário do telemóvel o mais importante é andar sempre bem informado acerca das condições de mercado, para garantir sempre o melhor preço e o melhor serviço possível.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*