Guia para manutenção da casa minimalista

Não há muitas pessoas que fiquem entusiasmadas por limpar a casa, mas também não há ninguém que goste de viver numa casa desarrumada. Já aqui vimos que ter uma casa minimalista ajuda em muito esta tarefa.

Faça experiências e adapte-se à limpeza da sua casa, tente sempre simplificar uma tarefa que pense poder ser feita de forma mais fácil ou mais rápida. Dessa forma evita perder tanto tempo na limpeza, sem perder a qualidade do produto final (uma casa limpa e arrumada).

Vamos agora ver algumas ideias para aplicar no seu caso e ter uma casa minimalista arrumada sem muito trabalho.

Simplificar ao máximo

A principal regra para uma casa arrumada é simplificar tanto quanto possível. Quanto menos coisas tiver dentro de sua casa, menos coisas terá para arrumar e limpar. Alguns exemplos são:

  • Ter apenas mobília em contacto com o chão, não tenha revistas, estátuas ou outras decorações.
  • Menos roupa. Quanto menos roupa tiver, menos tem de lavar e arrumar, ao mesmo tempo que poupa dinheiro.
  • O mínimo de utensílios nas bancadas da cozinha. É um dos sítios da casa onde encontramos mais desarrumação. No entanto, a maior parte das coisas não necessitam de estar em cima da bancada. Podem estar em gavetas ou armários.

Como já se apercebeu, o primeiro passo para uma casa arrumada é o mais difícil: simplificar.

Limpar o chão

A chave para limpar o chão é mantê-lo o mais desafogado possível. Numa sala, tenha apenas o sofá, uma mesinha de apoio e o móvel da televisão.

Isto significa um chão livre de tralha e muito rápido de limpar. Depois pode aplicar as seguintes técnicas:

  1. Limpar semanalmente. Com um chão desocupado consegue limpar a casa em poucos minutos, porque não precisa de andar a desviar objectos para os colocar novamente no sítio.
  2. Robot. Se não tiver objectos a atrapalhar, pode pensar em comprar um robot que faça a limpeza da casa toda. Só tem de se preocupar em não ter nada que o faça ir parar a um sítio sem saída.

Cozinha

Como já foi dito, a cozinha costuma ser a divisão mais desarrumada da casa, porque todos os utensílios estão à vista, em cima do balcão.

  1. Arrume as bancadas. Primeiro passo para uma limpeza mais simples. Deixe apenas os electrodomésticos que precisa diariamente, como a torradeira ou máquina do café. Os talheres e auxiliares de culinária podem ir todos para gavetas próximas do fogão.
  2. Vá limpando. Não deixe acumular a loiça na cozinha durante vários dias. Assim que acaba de cozinhar e após as refeições, arrume a loiça suja na máquina e limpe o restante à mão.
  3. Arrumação semanal. No final da semana dê uma limpeza no chão e nas bancadas, mas como já vai limpando ao longo da semana, esta tarefa semanal não deverá ser muito demorada.

 

Casa de banho

As casas de banho podem ficar bastante sujas se não tiver cuidados diários.

  1. Vá limpado. Da mesma forma que faz com a cozinha, limpe imediatamente qualquer sujidade nas casas de banho. Limpar o lavatório demora 1 minuto, lavar as paredes do chuveiro antes de tomar banho tomam-lhe mais 1 minuto.
  2. Semanalmente. Como faz a limpeza diária, só precisa de dar uma lavagem no chão uma vez por semana, ou até uma vez a cada duas semanas. Pode fazê-lo quando estiver a lavar o chão de toda a casa.

 

Roupa

Para lavar a roupa existem pelo menos três opções:

  1. Semanalmente. Pode também ser de quinze em quinze dias, se não sujar muita roupa. Quando o cesto da roupa chegar ao limite, faça algumas máquinas de roupa, estenda e coloque para passar. Ao juntar tudo no mesmo dia consegue poupar tempo, em vez de fazer aos poucos durante o resto da semana.
  2. Diariamente. Se a opção anterior lhe parece demasiado complicada, porque no dia escolhido tem de perder algumas horas em todo o processo, escolha a opção diária. Com esta opção vai perder mais tempo a limpar a roupa, mas como divide por vários dias poderá não causar tanto transtorno.
  3. Lavandaria. Se não quer ter trabalho quase nenhum, então a opção é mandar lavar. Esta opção é a mais cara mas é a que lhe poupa mais tempo.

Estas são as tarefas e as zonas da casa que mais demoram a arrumar e que normalmente estão mais desarrumadas. Para as outras divisões, mantenha algumas destas ideias, sendo que a principal de todas é:

Tenha uma casa minimalista. Poupa dinheiro e poupa tempo para fazer o que mais gosta.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

2 Comments on Guia para manutenção da casa minimalista

  1. Sidione Rossetti // 10/12/2009 at 23:34 //

    Muito Bom! Adorei!!

  2. nathasha // 23/12/2010 at 12:23 //

    Muito boa suas dicas…… adorei continue fazendo esse otimo trabalho..
    bjs

Leave a comment

Your email address will not be published.

*