A arte de uma vida frugal

Cada pessoa deve viver a sua vida da forma que acha mais correcta para si. Todos são livres de tomar as suas decisões. Se querem trabalhar mais, ganhar mais, poupar mais, descansar mais, etc. Nas finanças pessoais e também na filosofia de vida que cada um de nós acha que é a correcta há várias opções e repostas a várias perguntas.

Uma das questões que se pode fazer no domínio das finanças pessoais e também de filosofia de vida é:

Viver uma vida frugal é uma arte que pode trazer muitos benefícios já ou significa apenas fazer muitos sacrifícios hoje para quando formos velhinhos termos dinheiro para gastar?

Há quem pense que é a segunda hipótese, e que não faz muito sentido poupar dinheiro diariamente e investir porque o futuro é incerto.

Qual das seguintes alternativas prefere?

  • Poupar dinheiro e investir para o futuro, vivendo bem mas abaixo das suas possibilidades e morrer amanhã?
  • Gastar todo o dinheiro e não conseguir comprar o que quiser quando for mais velho?

Ter uma vida frugal não lhe trás vantagens apenas no futuro mas também no presente. Poupar dinheiro e viver abaixo das suas possibilidades vai-lhe permitir uma vida com mais tempo para si e com mais escolhas.

Conseguir ganhar mais dinheiro é sempre importante, mas não deve descurar a parte da frugalidade, porque esta tem um peso muito significativo nas finanças pessoais. É através dela que você decide onde gastar o dinheiro naquilo que é mais importante para si. Para algumas pessoas o importante pode ser gastar dinheiro em transportes porque lhes trás maior comodidade nas deslocações para o emprego, enquanto que para outras pessoas a alimentação é onde desejam fazer menos sacrifícios em termos financeiros.

A arte da frugalidade é isto. É a possibilidade de viver melhor nas áreas que considera mais importantes para si, e deixar de ter satisfação em comprar coisas novas só porque sim, sendo que mais tarde irá ver que afinal não precisava daquilo. Deixe de gastar dinheiro naquelas coisas que não considera importantes para si, que compra só para impressionar os outros, ou só porque estava aborrecido e pensava que um novo telemóvel iria animá-lo.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on A arte de uma vida frugal

  1. Walmar Andrade // 27/07/2008 at 12:04 //

    A pesquisa de “O Milionário Mora ao Lado” mostrou que a grande maioria dos americanos que fica milionário consegue isso levando uma vida frugal e poupando. Já outros autores, como os da Série do Pai Rico, têm a opinião de que viver abaixo das posses para acumular riqueza é um método lento e desmotivante.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*