Vantagens de uma casa minimalista

A maior parte das pessoas tem demasiadas coisas em casa, o que muitas vezes causa que queiram mudar para uma casa maior, porque a que têm já não é suficiente para tudo aquilo que foram adquirindo ao longo dos anos.

Além de ser um desperdício de dinheiro ter de comprar uma casa maior só para guardar mais ‘tralha’, a sua vida na casa actual não é tão confortável, por falta de espaço, além de que também o obrigará a gastar mais tempo para limpar e arrumar tudo. Tempo esse que poderia ser passado de uma forma bastante mais agradável, do que em tarefas de limpeza…

Benefícios de uma casa minimalista

Ter uma casa ‘apenas’ com o essencial para viver confortavelmente, tem várias vantagens.

Mais fácil de limpar

Imagine não ter de desviar dezenas de pequenas decorações para poder limpar o pó, ou não ter de desviar os vários móveis para poder aspirar ou lavar o chão de sua casa. Pense só no tempo que poupará nestas tarefas domésticas e em tudo aquilo que pode fazer durante esse tempo.

Cria menos ansiedade

Quando olha à sua volta não tem a sensação de estar tudo atafulhado e sem espaço para se movimentar.

Tudo está no seu lugar, longe dos olhares, e tem uma sensação de calma.

Mais apelativa

Imagine uma casa que seja igual às decorações que costumam existir nos apartamentos modelo, em que tudo está limpo, arrumado e onde se cria uma sensação de espaço em todas as divisões da casa.

Qual o aspecto de uma casa minimalista

O aspecto de uma casa minimalista depende muito de pessoa para pessoa e até onde está disposto a ir na sua aventura.

No entanto existem coisas em comum em todas as casas minimalistas.

Mobiliário minimalista

Em cada divisão apenas ficam as mobílias que têm alguma utilidade, que não sejam apenas para servir de suporte para outras coisas que também não têm utilidade nenhuma.

Numa sala, por exemplo, teria apenas o sofá mais um ou dois bancos, uma mesa de café e um móvel para televisão e aparelhos electrónicos.

No quarto teria apenas a cama, um roupeiro, as mesinhas de cabeceira e um camiseiro.

Superfícies limpas

Numa casa minimalista deve manter os móveis o mais ‘despidos’ possível, apenas com uma ou duas decorações, mas nunca com todas as recordações que costuma trazer quando vai de férias para qualquer lado.

Nas prateleiras apenas deve ter livros que queira guardar para o futuro e não arrume as revistas ou jornais que vai lendo. Guarde-os em caixas em sítios que não incomodem.

Qualidade em vez de quantidade

Em vez de comprar muitos produtos baratos para casa, compre poucos artigos mas de grande qualidade. É melhor ter uma mesa de café espectacular e que dure muitos anos, do que comprar três ou quatro peças de mobiliário de menor qualidade que só vão ocupar mais espaço.

Se quiser saber mais, veja como criar uma casa em estilo minimalista.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Vantagens de uma casa minimalista

  1. Fernando Costa // 18/01/2009 at 19:30 //

    Há algum tempo eu praticava o minimalismo só não sabia que tinha nome, vim a conhecer através de uma matéria sobre um mosteiro beneditino que havia adotado um projeto para uma nova construção.
    As dicas de vçs são ótimas, gostaria de me corresponder com pessoas que praticam o minimalismo para aprender e trocar experiencias.
    Boa sorte!

Leave a comment

Your email address will not be published.

*