O que fazer com algum dinheiro extra

Por vezes há situações inesperadas onde conseguimos ganhar algum dinheiro extra. Pode ser apenas pura sorte como ganhar um prémio num jogo, o que é mais difícil segundo a lei das probabilidades, outras vezes pode ser por mérito seu (ganhando algum prémio extraordinário na sua empresa ou ser aumentado).

Uma das coisas importantes é decidir o que vai fazer com esse dinheiro extra , por isso aqui ficam algumas alternativas para colocar esse dinheiro a trabalhar para si.

Alternativas para gastar o dinheiro extra

Diversão

Use esse dinheiro extra para pagar as suas férias, assim sabe que não tem de deixar de pagar algumas contas para poder tirar uns dias com a família. Além disso, o nível das férias que consegue gozar será proporcional ao dinheiro que tiver colocado de parte (se não tiver dinheiro para ir para o estrangeiro, faz as férias no país).

Investir

Nunca conte com este dinheiro para as despesas, coloque-o sempre para investimento ou para poupança. Assumindo que já consegue colocar algum dinheiro todos os meses, este será uma grande ajuda para aumentar os seus capitais investidos.

Pagar dívidas

Se estiver apertado na suas dívidas, deverá usar este dinheiro para as pagar, ainda antes de pensar nas opções anteriores.

Compras

Se quer comprar uma televisão, um telemóvel ou qualquer outra coisa que necessite, pode também fazer uso deste dinheiro extra.

Faça um plano financeiro com o dinheiro extra

Para melhor controlar este dinheiro extra, faça um plano anual da seguinte forma:

Planeie as despesas regulares

Some todas as despesas mensais, como comida, transportes, habitação e depois divida por 12 meses. Este é o dinheiro que precisa de ganhar todos os meses.

Planeie as despesas irregulares

Some todas as despesas que não sejam mensais, como os seguros automóveis, presentes e impostos. Para este dinheiro deve ter uma conta separada que tenha saldo suficiente para efectuar os pagamentos quando eles chegarem.

Planeie o dinheiro extra

Se somou as despesas anteriores, ficará com uma estimativa do dinheiro que vai gastar ao longo de todo o ano. A partir daqui poderá então planear onde vai colocar o dinheiro extra, usando algumas das ideias anteriores.

O importante é tentar não usar este dinheiro para despesas obrigatórias, como o seguro automóvel, e aproveitar antes para ter uma ‘almofada’ que permita alguma despesa imprevista ou então colocar o dinheiro a trabalhar para si, com investimentos.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*