Quando deve trocar de carro

Existem pessoas que querem trocar de carro a cada três ou quatro anos, enquanto outros preferem usar o seu carro até aos limites, podendo durar dez ou quinze anos.

Seja porque gostam de sentir a emoção de conduzir o último modelo da sua marca preferida, não queiram começar a gastar tanto dinheiro na manutenção de um carro mais velho ou por gostarem do cheiro de um carro novo, os motivos são muitos para comprar sempre carros novos em intervalos curtos de tempo (poucos anos).

Depois existem os outros, que compram carros semi-novos, fazem questão de comprar sempre em dinheiro e nunca com empréstimos, fazem a manutenção cuidada até o carro ‘cair para o lado’.

Aqui ficam as vantagens e desvantagens de cada opção.

Trocar de carro o mais tarde possível

Se optar por ter o carro durante vários anos, conseguirá ter muito menos carros durante a sua vida. Aqui fica um exemplo:

Se tiver carros durante 40 anos e:

  • trocar de 4 em 4 anos, necessitará de comprar 10 carros ao longo da vida.
  • Trocar de 10 em 10 anos, necessitará de comprar apenas 4 carros ao longo da sua ‘carreira’ como condutor.

Com este modelo não deverá haver grandes dúvidas de que vai poupar bastante dinheiro, mesmo considerando que os custos de manutenção de um carro velho são bastante superiores a um carro novo, mas aí é também uma questão de analisar o cuidado com que utiliza os seus carros.

Não sofrerá os efeitos de comprar um carro novo que são a desvalorização e impostos de um modelo novo, que podem atingir mais de 20% assim que saem da porta do concessionário.

O preço dos carros semi-novos é mais barato que o dos carros novos, pelo que será mais fácil pagar em dinheiro e não ter de pedir um empréstimo para a aquisição.

O preço do seguro automóvel também deverá ser mais barato, uma vez que conduz carros com menor valor comercial, onde não terá vantagens em comprar todas aquelas opções que fariam sentido num carro novo.

Se optar por esta forma de comprar carros, então deverá considerar a troca se:

  • Os consumos de combustível começarem a ser muito elevados, quando comparados com os consumos de um modelo novo.
  • Os problemas mecânicos começam a causar-lhe demasiados problemas em viagens e as reparações são cada vez mais caras.

Trocar de carro frequentemente

Se prefere a opção de trocar de carro em poucos anos e a escolha do carro ser novo em vez de usado, saiba (pelo exemplo anterior) que deverá pagar mais ao longo da sua vida.

Por outro lado, não terá grandes problemas de manutenção, porque os carros actuais são bastante resistentes e conseguem durar vários anos sem que dêem qualquer problema, e quando está na hora de começar a ir com os carros à inspecção você troca por um modelo novo.

Quando compra um carro novo, sabe que não está a herdar os problemas do dono antigo. Na escolha de um carro usado, mesmo que você leve um mecânico consigo para inspeccionar o veículo, podem sempre aparecer problemas que não são facilmente visíveis numa análise, mesmo que profissional.

Se gosta desta forma de comprar carros, então siga algumas sugestões:

  • Comece a juntar dinheiro para comprar o seu próximo carro, assim que compra o actual, desta forma poderá também trocar de carro e pagar o restante em dinheiro passados alguns anos.
  • Comece a procurar o carro que vai comprar com antecedência, como a sua opção é por um modelo novo, existe mais concorrência entre concessionários. Depois pode negociar calmamente até à altura certa para trocar de carro.
  • Em vez de olhar apenas para os anos do carro, olhe antes para o número de quilómetros que pretende fazer com ele. Hoje em dia, fazer 100.000 quilómetros, sem grandes problemas mecânicos, com um carro é perfeitamente possível.

Qualquer uma das duas formas possíveis é aceitável, embora a opção de trocar de carro o mais tarde possível faça mais sentido para quem tenha como principal objectivo poupar dinheiro em carros.

Se está à procura de um carro novo ou usado, para conseguir encontrar bons negócios, leia o nosso artigo sobre a compra de automóveis.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*