Necessidades de Maslow

Abraham Maslow definiu uma pirâmide de hierarquias de necessidades, em que as necessidades do fundo da pirâmide são mais básicas e necessitam de ser realizadas antes de se pensar em satisfazer as necessidades no topo de pirâmide.

Cada indivíduo é responsável por evoluir nessa escala, até atingir a auto-realização.

No total existem cinco Necessidades de Maslow:

  1. Necessidades Fisiológicas. São as necessidades básicas para o ser humano, como comer, beber, dormir e respirar.
  2. Necessidades de Segurança. São as necessidades de ter segurança em vários aspectos da sua vida. Ter segurança para a sua liberdade, asseguradas pelo Estado. São aqui também incluídas a segurança no emprego e na saúde.
  3. Necessidades Sociais. Amor, afecto, amizade de pertencer a um grupo de pessoas, familiares ou não, que lhe proporcionam estes sentimentos.
  4. Necessidades de Estima. O reconhecimento por nós próprios e pelos outros, das nossas capacidades e contributo para melhorar o bem estar da sociedade.
  5. Necessidades de Auto-Realização. Atingir tudo aquilo que sonhou e tornar-se tudo aquilo que pode ser. Desenvolver as nossas capacidades e sentir o crescimento pessoal diariamente.

Como se vê, o dinheiro é importante para satisfazer as necessidades básicas e de segurança, mas a partir daí tem a ver com o interior de cada pessoa. Por isso é que existem pessoas com dinheiro, para satisfazer as suas necessidades básicas, que depois são infelizes porque o dinheiro não compra as necessidades mais elevadas.

Há estudos onde mostram que, a partir de um certo valor de rendimentos, o nível de felicidade é pouco alterado.

Por isso viva uma vida simples e pense bem nas suas necessidades para atingir a felicidade.

Se quiser pode ver, graficamente, a Pirâmide de Maslow

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

3 Comments on Necessidades de Maslow

  1. Rhavel Teixeira // 02/07/2008 at 15:05 //

    A necessidade que você se referiu como ‘Necessidades Sociais’ são mais conhecidas (se eu não me engano é até o nome oficial) de necessidades afetivas. Necessidades Sociais dá a entender que uma das necessidades do ser humano é se relacionar, e isso não explica realmente o que Maslow quis dizer com tal necessidade, que era a de amor companheiro, amizade e família.

  2. Spirandeli // 02/07/2008 at 17:47 //

    mesmo assim, é difícil subir escadas pulando algum degrau, ele faz parte e sim, é muiito importante!

  3. Anna // 03/07/2008 at 01:26 //

    muito interessante, muito mesmo.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*