Não acompanhar os Joneses

Os americanos têm um frase muito usada nas finanças pessoais: ‘keep up with the Joneses‘. Em português é algo como ‘acompanhar os Santos, ou Neves, ou Carvalho, etc…’. Acompanhar, no sentido de se mostrarem ‘superiores’, comprando mais e melhores coisas, tais como:

  • roupas
  • casas
  • carros
  • gadgets
  • férias

Isto mostra que muitas pessoas têm uma baixa auto-estima, quando precisam de se afirmar gastando mais dinheiro que os outros. Então quando necessitam de se endividar para acompanhar esta tendência, é ainda mais grave.

Prejudicar a vida e o futuro dos familiares que vivem consigo, para ‘agradar’ aos seus colegas do emprego, vizinhos ou familiares que vê uma vez por ano, é apenas idiota…

Os economistas definiram os passos deste ciclo:

  1. você deseja o último telemóvel do mercado
  2. com ou sem dívidas, vai comprar passado algum tempo
  3. muita excitação durante uma semana
  4. a excitação termina
  5. deixa de achar piada ao telemóvel
  6. afinal o que queria era uma PlayStation
  7. volta ao passo 1

Os economistas americanos chamam a isto ‘threadmill’, que são aquelas passadeiras para correr em casa, onde você corre muito mas não sai do mesmo sítio…

Após entrar neste ciclo é muito complicado sair, por isso tente nem sequer entrar. Deixe de se comparar com as outras pessoas e viva feliz com aquilo que tem. Quanto menos coisas tiver, mais tempo vai conseguir para si.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*