Que produtos alugar em vez de comprar

Na nossa sociedade consumista, existe a cultura da posse. Ter uma casa principal e uma casa de férias, três carros, dez televisões e por aí fora.

Muitas vezes a decisão de comprar um produto não é a mais acertada, como por exemplo em situações onde a utilização desse mesmo produto não é feita mais do que uma vez por ano. Se vai esquiar durante uma semana no ano todo, é preferível alugar o equipamento do que comprar.

Aqui ficam alguns produtos em que deve pensar duas vezes antes de comprar:

  • Casa. Se precisa de viver numa casa pequena, mas planeia ter filhos nos próximos anos e mudar, é preferível alugar uma casa do que comprar. Tem menos despesas de manutenção e impostos, além de que pode mudar rapidamente para outro lado.
  • Carro. Se vive numa cidade com bons transportes públicos e apenas necessita do carro para ir de férias ou em situações esporádicas, é também melhor alugar do que comprar. Ainda por cima, ao contrário das casas, ter um carro parado é um péssimo negócio.
  • Casa de férias. O dobro das preocupações, manutenções, juros, pagamentos. Além dos amigos a quererem utilizar a casa de borla… Tudo isto para passar uma ou duas semanas de férias por ano. Definitivamente não é um bom negócio. Prefira ficar em casas alugadas e diversifique os seus locais de férias, por uma fracção do preço anual de pagar uma segunda casa.
  • DVDs. A menos que seja um apaixonado por cinema, não compre filmes que vai ver uma ou duas vezes durante a sua vida toda. Alugue, veja e poupe dinheiro.

Estes são apenas alguns exemplos de artigos em que o facto de alugar pode ser vantajoso, tanto em termos financeiros como em tempo gasto em manutenções. Sempre que faça um uso esporádico de qualquer coisa, pondere o seu aluguer em vez da aquisição

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*