Comprar automóvel versus Leasing

Quando compra um carro existem várias possibilidades de pagar o seu novo investimento. Uma das principais preocupações é a decisão entre comprar definitivamente ou alugar o carro.

Os vendedores automóveis e as marcas criaram este modelo de negócio para que os clientes possam comprar carros mais caros, fazendo um aluguer em vez de uma compra. Existem vantagens e desvantagens em fazer um aluguer (como em tudo na vida). Vamos ver algumas.

Vantagens do Leasing

As vantagens são:

  • Trocar de carro frequentemente. Se é daquelas pessoas que gosta de ter sempre carros novos, fazer um aluguer é a melhor opção. Quando acabar o contrato de leasing, só tem de devolver o carro e trocar por um novo, em vez de pagar para ficar com actual.
  • Mais barato do que crédito. As mensalidades são mais baixas do que se pedisse um crédito e pagasse juros ao banco. O preço do carro também fica mais baixo, precisamente porque não paga os juros do empréstimo.
  • Sem desvalorização. Se comprar um carro, quando sai do stande já não custa o mesmo que acabou de pagar. Com um aluguer não tem de se preocupar com estas desvalorizações porque não é afectado.

Desvantagens do Leasing

As desvantagens são:

  • Limites do contrato. Como o carro não é seu não pode fazer aquilo que quiser. Pode haver, por exemplo, um limite de quilómetros máximo que pode fazer por ano e se ultrapassar este valor terá de pagar os quilómetros adicionais.
  • Nunca é dono do carro. Quando compra carro e termina de o pagar, é inteiramente seu. Pode fazer dele o que quiser, no entanto em leasing o carro é sempre da empresa a quem você contratou o serviço.

Existem várias vantagens e desvantagens em cada um dos modelos de compra de carro. Analise a sua situação financeira e a relação que quer ter com os seus carros e tome a sua decisão.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*