Como gerir dinheiro correctamente

Gerir bem o dinheiro requer esforço e tempo, seja para as finanças pessoais ou para gestão empresarial. Existem algumas práticas que pode aprender para conseguir gerir melhor o seu dia a dia e todos os aspectos financeiros relacionados.

  • Poupe em todas as oportunidades, seja frugal e reduza todas as despesas, não essenciais, que consiga. Pense em investimentos a longo prazo, para que no futuro não dependa de um salário para viver confortavelmente.
  • Esteja sempre atento aos descontos. Coloque os artigos que deseja comprar debaixo de olho para estar preparado para avançar quando o preço estiver ao seu gosto (saldos, promoções, etc). Veja também frequentemente, os sites na Internet e nas lojas, para estar actualizado com as promoções que vão sendo feitas.
  • Anote todas as despesas e receitas, por mais pequenas que lhe possam parecer hoje, podem fazer diferença no futuro. Guarde estas informações no seu computador, através de folhas de cálculo ou programas de software de finanças pessoais. Guarde também todos os recibos em papel numa pasta, separando por categorias (tendo especial atenção aos documentos que necessita de apresentar no seus impostos).
  • Analise a sua situação financeira regularmente, fazendo relatórios que lhe mostrem quanto ganha e gasta em cada mês e no final de cada ano. Desta forma ficará com um resumo de quanto necessita ter no banco para viver durante um ano sem trabalhar, por exemplo.
  • Não se endivide desnecessariamente. Excepto para casas ou carros, tente pagar tudo através da poupança e não através da dívida. Se não pode comprar um artigo hoje, poupe durante alguns meses para esse objectivo.

Não é fácil manter-se organizado, mas vai ver resultados a longo prazo se mantiver a persistência para controlar as suas finanças regularmente.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

2 Comments on Como gerir dinheiro correctamente

  1. alberto Lello // 20/06/2008 at 18:17 //

    quero ser uma pesssoa que sabe gerir bem as coisas porque estou a fazer o curso de contabilidade e gestão.

  2. Armindo Seita // 14/05/2010 at 14:27 //

    Incrivel como neste país uma pessoa se farte de trabalhar e o dinheiro não chegar para tudo em relação ás necessidades básicas no sustento de uma familia!Mesmo que se queira poupar o dinheiro desaparece num piscar d olhos quando só se recebe cartas em casa apenas para pagar!

Leave a comment

Your email address will not be published.

*