Como fazer um bom negócio com carros usados

O Carro, usados e novos, são as possibilidades para quem deseja trocar o seu veículo velho por um novo (ou seminovo). O carro novo que queríamos comprar há alguns anos atrás e estava fora das nossas possibilidades financeiras é agora possível comprando-o usado.

Por isso aqui ficam algumas dicas para comprar carros usados no stand ou a um privado.

Procurar o carro usado

Nos carros usados é possível encontrarmos grandes negócios, inclusivamente donos de carros com um valor comercial bastante superior aquele que estão dispostos a vender, seja porque motivos forem.

Devemos procurar os carros usados no maior número de sítios possível, seja na Internet, nos stands da nossa zona e nos anúncios de jornais.

Existem os carros de particulares, existem os carros de stands de beira da estrada e existem os carros usados nos stands oficiais das marcas, aprovados pela marca e ainda com alguma garantia limitada.

Para fazer a pesquisa do carro usado precisamos de saber as características necessárias para a nossa situação, bem como o estado em que queremos comprar o carro (5.000 quilómetros, 100.000 quilómetros, etc).

Test Drive aos Carros Usados

Depois de procurarmos os carros usados, precisamos de testar os veículos e esta parte é ainda mais importante em se tratando de veículos usados.

Se conhecer algum mecânico, leve-o consigo para dar a sua opinião profissional sobre as condições em que encontrou o carro. Tire notas num caderno para não se esquecer de nada, porque ao fim de alguns testes podemos começar a baralhar tudo.

Devemos sempre pedir todos os documentos que comprovem a manutenção em oficinas, já que isto demonstra um cuidado especial pelo antigo proprietário.

Inspeccione o carro de perto, tendo particular atenção a qualquer ferrugem que possa encontrar, porque se alastra rapidamente a outras zonas.

Depois é altura de fazer testes à condução, onde devemos circular na cidade e em auto-estrada, para identificar qualquer problema de alinhamentos e potência do motor. Teste bem os travões e as mudanças.

Ligue todos os botões do carro e certifique-se que está tudo a funcionar. Faróis, ar condicionado, vidros eléctricos, buzina, etc.

Outro aspecto importante é a condição dos pneus, porque se necessitarem de ser trocados, estamos a falar de uma despesa considerável. Veja como comprar pneus novos e pneus usados.

Escolha Final do carro usado

Depois de escolhermos o carro final devemos ainda levá-lo a um mecânico para que ele o analise profundamente. É melhor gastarmos algumas dezenas de euros nesta fase do que comprarmos um carro em mau estado.

Carro usado usado é quase sempre um bom negócio financeiramente, mas devemos ter cuidado porque as garantias são muito menores.

Carro – Dicas para Comprar Usados

Aqui ficam algumas dicas e alertas para quem quer comprar carros usados, porque devemos ter o dobro da atenção para conseguirmos um bom negócio.

Sempre que um vendedor pareça demasiado ansioso por vender o carro, devemos desconfiar. Pode ser um mau negócio que está pendurado no stand à espera de uma oportunidade para ser resolvido.

Devemos sempre pedir provas da manutenção dos veículos usados ao vendedor e também pedir o histórico na entidade que regula o mercado automóvel. Em Portugal temos a DGV.

Os carros têm um número de identificação que está espalhado em várias peças do carro, como o motor ou o interior. É importante garantir que estes números são iguais porque senão podem significar peças roubadas ou do ferro-velho.

Quando comprarmos a um particular é importante garantir que ele é o único proprietário do veículo, porque pode ainda ter dívidas relativas ao pagamento e assim o carro é ainda da empresa financeira.

Com alguns cuidados na compra dos carros usados podemos conseguir alguns dos melhores negócios porque os carros são bens que desvalorizam rapidamente e não existem grandes motivos para comprar um carro novo.

Como Inspeccionar Carros Usados

O mercado dos carros usados é um mercado com excelentes oportunidades, mas são muitas as pessoas que têm receio de comprar um carro usado por terem medo de comprar ‘gato por lebre’.

Normalmente não devemos ter estes receios, no entanto é sempre necessário inspeccionar o carro usado com muito mais cuidado do que se fossemos comprar um carro novo.

Aqui ficam algumas dicas para inspeccionar carros usados, se não puder ter a ajuda de um mecânico profissional.

Exterior dos Carros Usados

A primeira coisa que devemos verificar na compra de qualquer carro usado é o seu exterior, reparando na tinta.

Se o carro estiver pintado de novo, devemos perguntar quando é que foi feita essa pintura. De preferência devemos pedir a factura desse trabalho porque pode ter sido feita uma pintura de algumas dezenas de euros para disfarçar problemas mais graves de ferrugem.

Devemos ainda verificar os amortecedores e as jantes dos pneus, procurando também ferrugens, pancadas e remendos nas pinturas.

Qualquer ferrugem visível no exterior pode esconder ferrugem noutras zonas dos carros usados.

O outro pormenor que devemos ter em atenção é a algum arranjo em qualquer zona exterior do carro, porque qualquer anomalia poderá significar que o carro esteve envolvido em acidentes de viação. Um acidente de viação estraga muito mais do que apenas a chapa.

Interior dos Carros Usados

Abra as portas e veja o interior do veículo para analisar os estragos que o sol possa ter provocado, a limpeza do veículo e o seu aspecto geral.

Levante o capo do carro para verificar a limpeza geral do motor. Procure por ferrugens e peças desgastadas, bem como fugas de óleo ou outros líquidos. O motor do carro é a sua peça mais importante e cara, por isso devemos certificar-nos que está em bom estado.

Verifique o óleo esfregando a vara na sua mão. (o carro tem de estar parado e o motor frio) para analisar se existem partículas no óleo, o que significa que o motor pode estar gasto ou ter outros problemas.

Trabalhar com os Carros Usados

Ligue o motor e o carro deve pegar imediatamente.

Leve o carro para um test drive para testar a performance do carro na estrada. Aqui deverá testar tudo o que for possível:

  • Travões
  • Mudanças
  • Faróis
  • Velocidade
  • Segurança

É necessário termos mais atenção quando compramos carros usados, porque o nível de garantias é inferior e o estado do veículo não é certo. Mas com os cuidados certos podemos conseguir excelentes negócios.

Como negociar o Preço em Carros Usados

Para negociarmos o preço em carros usados nunca devemos aceitar a primeira oferta que o vendedor nos faz, mas também não vale a pena oferecermos um valor demasiado baixo por senão levamos aquilo que pagamos.

Aqui ficam algumas coisas que devemos fazer na negociação de carros usados.

Preço de Mercado dos Carros Usados

É importante conhecermos o preço de mercado dos carros usados do ano e modelo igual ao que queremos comprar.

Estes valores são muito fáceis de encontrar, desde que o carro não seja demasiado antigo. Até na Internet conseguimos ter acesso gratuito a estes preços.

Fazer a Oferta aos Vendedores

Depois de conhecermos o valor de mercado, devemos comparar com o valor pedido no stand de carros usados que escolhemos.

Devemos fazer uma oferta dentro do orçamento que definimos, não oferecendo um valor demasiado baixo pelo carro. Ofereça aquilo que achar justo, mas tentando sempre que seja abaixo do valor de mercado.

Contra Proposta do Vendedor

Os vendedores irão tentar convencer-nos de que essa proposta é demasiado baixa e provavelmente propõem outro valor.

Esta é a parte em que cada um tenta ganhar posição relativamente ao outro. Para baixarmos o valor que estamos dispostos a oferecer, devemos apontar os defeitos que encontrámos no veículo usado.

Trunfos na Negociação

Se pudermos comprar o carro sem acesso a financiamento podemos conseguir preços mais interessantes.

Nos finais dos vários períodos, como por exemplo no final do ano, é mais provável que consigamos melhores preços porque os vendedores precisam de fechar as suas vendas para terem acesso aos prémios e comissões.

Dicas Para Carros Usados

Se não for possível baixar mais o preço do carro usado, devemos tentar ter outros benefícios, como é o caso das garantias estendidas (por escrito) ou alguns acessórios que não estão de origem.

Para negociarmos carros usados precisamos de saber escolher o carro usado certo, conhecer o valor de mercado e partir para alguma negociação até termos um preço interessante. Para conhecer melhor o mercado de usados veja, como comprar um carro usado.

Exterior dos Carros Usados

A primeira coisa é a análise ao exterior dos carros usados para procurar ferrugem, risco, amolgadelas e outros traços de algumas reparações que possam ter sido feitas no passado.

O problema destes pequenos defeitos é que podem esconder outras coisas bem piores, como é o caso de acidentes de viação.

Olhe para debaixo do veículo para detectar fugas ou manchas provocadas por fluidos.

Veja também o estado dos pneus, porque se estiverem em maus estado pode significar algum problema na direcção e estabilização do veículo.

Problemas Mecânicos nos Carros Novos

Depois de inspeccionar por fora é altura de abrir a frente do carro para ver as peças mecânicas, como o radiador e o motor, procurando fugas de líquidos e outros problemas similares.

Depôs entre no carro e coloque-o a trabalhar. Os carros usados com 1 ou 2 anos devem ter um trabalhar silencioso. Deve também verificar o tubo de escape para detectar fumos mais negros do que o normal.

Faça um test drive ao carro para sentir a sua condução, em cidade e em vias rápidas. Foque-se na análise da suavidade do carro e da potência do motor quando necessita de acelerar.

Teste também os travões para garantir que estão em funcionamento perfeito. Faça algumas travagens mais bruscas.

Conclusão da Inspecção a Carros Usados

Se a inspecção ao carro usado tiver encontrado problemas graves, é melhor afastar-se desse veículo e tentar novamente noutro carro.

Se descobriu apenas problemas pequenos, pode utilizar isso como argumento para baixar mais o preço ou pedir a reparação ao vendedor.

Não precisamos de ser especialistas em automóveis para conseguirmos detectar problemas mais graves. Com algum cuidado e atenção aos detalhes é possível encontrarmos bons negócios.

Comprar carros usados é sempre um bom negócio financeiro, é preciso é garantir que também o é em termos de mecânica. Para conhecer melhor o mercado de usados veja, como comprar um carro usado.

Se está à procura de um carro novo ou usado, para conseguir encontrar bons negócios veja como comprar um carro mais barato.

Escolher o Preço do Carro Usado

A primeira coisa a definir é o preço que queremos pagar pelo carro usado, para depois podermos escolher o modelo e o ano dos carros que se aproximam desse valor de mercado.

Só após sabermos exactamente aquilo que procuramos é que podemos ter uma ideia do preço justo.

Escolher o Carro Usado Certo

Logo após decidirmos quanto queremos pagar é altura de escolher o modelo do carro usado.

Em vez de olharmos apenas para marcas, devemos concentrar-nos em características necessárias.

  • Precisamos de um carro usado familiar?
  • Precisamos de um carro desportivo?
  • Precisamos de um carro a gasóleo?

Estas questões são mais importantes do que saber se compramos um Fiat ou um BMW.

Procurar o Preço dos Carros Usados

A parte mais importante na busca do preço do carro usado é a pesquisa que fazemos.

Alguns carros depreciam o valor fortemente em poucos anos, por isso são uma boa opção se quisermos ter o carro até já não conseguir circular mais.

Se pensarmos em vender o carro ao fim de alguns anos, é melhor comprarmos um carro que não perca tanto valor. Quando quisermos comprar outro carro podemos sempre dar este à troca para conseguirmos um negócio mais interessante.

Preço do Seguro do Carro Usado

Depois de pesquisarmos (e encontrarmos o carro que queremos experimentar) é altura de saber o valor do seguro porque pode encarecer bastante o valor anual da manutenção. Saiba como escolher um seguro automóvel.

Testar o carro usado

Depois é necessário ir ao stand para inspeccionar o carro usado cuidadosamente.

A parte de teste do carro é importantíssima porque o mercado de usados não oferece tantas garantias como o mercado dos carros novos. Ninguém quer fazer um mau negócio nesta área.

O preço de um carro usado é sempre interessante quando comparado com um novo, mas é necessário termos mais atenção porque são negócios mais arriscados. Para conhecer melhor o mercado de usados veja, como comprar um carro usado.

Dicas Simples Para Comprar Um Carro Usado

No entanto não deverá descurar alguns pormenores na altura de escolher o carro usado certo para si. Siga algumas dicas para não ser surpreendido com um mau negócio:

  • Não dispense a garantia. Em carros usados normalmente as garantias oferecidas são muito limitadas quando comparadas com a compra de um carro novo. Pode sair-lhe caro mais tarde se não tiver a garantia correcta, e pode compensar às vezes adquirir uma garantia com mais cobertura por forma a aumentar a segurança do negócio. Esta garantia pode sair-lhe cara mas normalmente é negociável, tal como o preço do carro usado.
  • Veja a condição dos pneus. Se o pneus não foram mudados pelos antigos proprietários, verifique bem de perto as condições em que estes se encontram. Podem ter sido lavados pelo stande automóvel, por isso não se deixe enganar por esse truque. Se tiver de comprar pneus novos, negocie esse valor com o vendedor porque o preço de novos pneus bons é elevado.
  • Faça uma pesquisa de mercado, à marca, modelo e ano do carro usado que pretende comprar. Não entre num stande e compre um carro sem se ter informado previamente do seu valor comercial. Se for desprevenido acaba sempre por pagar mais…
  • Comprar de um particular, normalmente é a forma mais barata de comprar um carro usado. Num stande é necessário pagar a uma estrutura empresarial que tem maiores custos para suportar. Como desvantagem, estes negócios particulares não têm quaisquer garantias.
  • Leve um mecânico. É sempre aconselhável levar um profissional que possa analisar correctamente o estado de um carro usado. Mesmo que tenha de pagar a um mecânico pelo trabalho, esse valor é sempre inferior do que tentar ir sozinho e depois comprar um carro usado com problemas

Comprar um carro usado é a melhor opção para quem quer poupar dinheiro e não se importa de conduzir um carro que já foi utilizado por outras pessoas antes. Poupa dinheiro nos impostos iniciais, que são todos cobrados ao comprador que quis ter um modelo novo durante alguns minutos… porque assim que um carro sai do stande de venda passa a ser usado e desvaloriza logo o seu valor comercial.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Como fazer um bom negócio com carros usados

  1. Daniel // 13/08/2008 at 13:49 //

    Faça Pesquisa de Preços sem sair de Casa, pode ser uma boa dica,tem calssificados de veiculos online, eu visitei o Portal MegaCar, muito bom, voce pode anunciar o seu usado gratuitamente! valeu

Leave a comment

Your email address will not be published.

*