Como proteger o computador gratuitamente

Actualmente, ter o computador protegido é obrigatório devido à importância dos dados que guardamos nestes aparelhos e à influência que têm nas nossas vidas. Existe software gratuito para podermos estar protegidos ao máximo, no entanto ainda antes de instalarmos esse software, aqui ficam algumas dicas que minimizam o risco de segurança do seu computador:

Ter o computador sempre actualizado. Os Sistemas Operativos já trazem alguma protecção a vários níveis, mas diariamente existem programadores informáticos que tentam quebrar as barreiras e penetrar nos computadores alheios. Por isso as empresas que fornecem os Sistemas Operativos estão constantemente a lançar actualizações de protecção contra estes ataques. Nunca deixe de fazer esses updates.

Não abra emails desconhecidos. A maioria do crime informático acontece através do email, por isso tenha muita atenção aos emails que recebe. Nunca abra emails desconhecidos e tenha atenção ao abrir anexos de emails conhecidos. Nunca clique em links dentro dos emails, esta técnica de phishing envia-o para sites parecidos com o original, mas com segundas intenções.

Desligue o computador quando inactivo. Não deixe o computador ligado à Internet durante a noite. Desligue-o completamente e ainda poupa energia eléctrica.

Não faça download de sites desconhecidos. Se procura software para descarregar para o seu computador, informe-se da empresa que o produz e vá directamente ao site dessa mesma empresa. Existem sites maliciosos que têm software com ligeiras alterações no código, e que permitem infectar a sua máquina.

Use passwords diferentes em cada site. Caso a sua password chegue a mãos desonestas, o perigo será maior porque usa a mesma palavra-passe em todos os sites que precisam de autenticação. Escolha uma password e depois coloque algumas letras que identificam o site onde está.

Principais ameaças à segurança

Existem várias formas de atacar o seu computador, todas elas sob a forma de software malicioso (ou “malware”). Os principais tipos são:

  • Vírus. Programas escondidos com várias finalidades. São transmitidos por emails, donwloads da Internet ou até em cds e dvds.
  • Trojans. Código malicioso escondido em ficheiros supostamente honestos, como ficheiros de música ou vídeo. Quando o utilizador abre o ficheiro, um programa é instalado.
  • Worms. Utilizam comunicações abertas nos computadores, como a Internet. São colocados dentro do seu computador e carregados para a memória do Sistema Operativo, a partir daí podem fazer o que quiserem (tipicamente enviar spam)

Tipos de criminosos

Pode pensar que estes crimes são feitos por adolescentes que não têm mais nada para fazer, mas a realidade actual é a de crime organizado e de grandes dimensões. Os seus principais objectivos são:

  • Roubar informação. Dados pessoais, dados bancários, etc. Saiu recentemente na impressa, um homem inglês que foi detido por alguns meses acusado de pedofilia, no entanto ele conseguiu a absolvição mais tarde, provando que o seu cartão de crédito tinha sido roubado e utilizado na Tailândia, em sites de pedofilia.
  • Atacar websites. A Estónia foi atacada há uns tempos por Denial of Service, deixando os seus servidores inoperacionais. São produzidos milhões de instruções para a Internet causando o colapso do sistema.
  • Ter acesso aos seus contactos. Normalmente para vender a spammers. Podem até usar o seu computador para enviar o email para os seus contactos.

O problema da segurança informática é um problema sério e que pode causar-lhe grandes complicações, se não tiver cuidado. Poupe tempo e dinheiro mantendo sempre o seu computador actualizado.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Como proteger o computador gratuitamente

  1. Luis Carlos // 30/07/2008 at 22:09 //

    Oi.
    apenas venho p’ra agradecer pelas dicas de como obter softwares de segurança gratuitamente, fiquei extremamente satisfeito!
    estava usando o AVG ANTIVIRUS PRO, mas detectei algumas deficiencias, por exemplo, contra virus vindo de REMOVABLE DISKS, que me deixava preocupado…
    mas agora com a excelente combinação do AVIRA AntiVir Personal, COMODO Firewall Pro e o PC Tools Spyware Doctor, me sinto melhor protegido.
    mais uma vez OBRIGADO.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*