Como parar de gastar dinheiro

Para poupar dinheiro, uma das coisas que deverá aprender em primeiro lugar é a parar de gastar dinheiro. Controlar a ansiedade da compra, esperar e reflectir melhor sobre a necessidade de gastar dinheiro em determinado produto ou serviço.

Aqui ficam alguns truques para parar de gastar dinheiro já:

  • Pense em termos de horas de trabalho. Se ganha 5€ / hora e vai gastar 500€ num fim de semana num hotel, sabe que tem de trabalhar 100 horas para o poder pagar (são duas semanas e meia de trabalho). Será que vale a pena?
  • Vá às compras uma vez por mês e planeie antecipadamente. Faça um orçamento para a alimentação e todos os produtos que precisa de adquirir, leve a calculadora e vá controlando os gastos. Desta forma evita as compras impulsivas de produtos em promoção.
  • Durma uma noite antes de comprar. Desta forma vai poder pensar mais um pouco, e de manhã analise se tem mesmo vontade de comprar o que parecia uma necessidade no dia anterior.
  • Fique em casa. Não tem nada para fazer? Leia um livro, faça desporto, faça qualquer coisa que não seja ir para o centro comercial ver lojas. Quando mais ocupado se mantiver, menos tempo tem para gastar dinheiro.
  • Deixe os cartões em casa. Cartões de crédito e cartões de débito são uma tentação para quem gasta dinheiro impulsivamente. Se sair de casa apenas com o dinheiro necessário, não correrá esse risco.
  • Se comprar um artigo novo, mande fora um velho. Se puder vendê-lo, em vez de o dar ou deitar fora, ainda melhor. Assim não vai ter a casa cheia de “tralha” que nunca mais vai usar.
  • Leve almoços de casa. Além do dinheiro que poupa na refeição, não vai enfiar-se em centros comerciais cheios de lojas para gastar dinheiro.
  • Faça algumas refeições em casa. Café, piza, bolos, todos estes alimentos podem ser feitos em casa por uma fracção do preço de os comprar feitos.

Desta forma pode aprender a controlar o impulso de gastar dinheiro, e pouco a pouco começar a gastar com inteligência, aproveitando vantagens no mercado (como a utilização dos cartões de crédito).

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

11 Comments on Como parar de gastar dinheiro

  1. Erlon.sm // 30/10/2009 at 13:32 //

    muito bom gostei otimas dicas realmente vão me ajudar muito

  2. DANILO // 23/06/2010 at 20:40 //

    Eu gasto muito dinheiro inpulsamente.
    e quero agradecer as dicas!

  3. Rodrigo // 10/09/2010 at 21:23 //

    Adorei muito!!

  4. Rodrigo // 10/09/2010 at 21:24 //

    Tenho que parar de gastar um pouco, mas meus amigos
    me chaman para sair. Ai eu nao consigo ficae em casa
    O que eu faço para se libertar?

  5. Artur José // 18/06/2011 at 23:47 //

    eu gasto mto dinheiro com celular, na questão de crdto. To mal mesmo.

  6. abiel // 13/11/2011 at 00:54 //

    o galerinha sabe o q fazer?nao?
    olhem eu vo falar:primero se for comprar algo de comer vc deve comer o q tiver em casa se num tiver nada vc pode fazer umas corridas ou exercicios ou fazer algo em casa tipo:mexer no computador ou asistir tv o q vc gosta de fazer ok
    se for comprar algum objeto o melhor a se fazer e pensar o quanto depois sera ruin ou simplesmente nao entrar em lojas ok o melhor a se fazer e pensar q depois q vc gastar vc nao tera dinheiro . :).se vc quer juntar o melhor a se fazer e construir um cofre escolha se vai por somente moedas ou notas e lembre se pense q se for gastar nao vai ter dinheiro de novo ok
    entao e isso espero q ajude

  7. abiel // 13/11/2011 at 00:59 //

    e tmb faça um cofre grande ok

  8. maicon // 04/02/2012 at 19:15 //

    estou comecando na carrera de trabalho e isso ja esta me ajudando

  9. Daiane // 13/03/2012 at 04:49 //

    Bom galera…
    Sempre economizei,porem neste ano de 2012 entrei com o pé esquerdo,estou com dividas até o pescoço.Fui terminar o acabamento de meu quarto eeeeeeee MEU DEUS saiu bem mais caro do que imaginei,e o pior; estou devendo banco cartoes de credito etc..
    Sou compulssiva por cartoes,tenho quase todos de todas as lojas e bandeiras (resumindo ANUIDADES!)
    Até me reestabelecer vai demorar alguns meses..
    Fica a dica:Sente e analise muito sempre!.. que estiver algum plano en vista,NÃO faca cartoes tente compra só o necessario (aquilo que voce realmente precisa).E se puder pague a vista.

  10. jessica // 31/05/2012 at 03:11 //

    Eu tambem sou muito compulsiva jagastei mais do que devia,e o pior usando o cartao da minha mae,ja fiz ela abrir varios crediarios só para mim comprar,quando recebo nao me sobra nada,e da ultima vez que recebi gastei o dinheiro e nao paguei as contas tive que pedir pro meu marido pagar alem das tantas outras que tem.Nao sei maiso que faço pois queria aprender a me controlar!

  11. lidia // 06/09/2012 at 19:18 //

    eu tbm nao consigo me controlar, estou sempre a gastar em roupas, e saidas, comecei a trabalhar num sitio em k ganho melhor e parece k piorei com esse vicio, cheguei a um ponto em k ter dinheiro faz-me confusao, mal tenha dinheiro começo a pensar como gastar e em k gastar,,,

Leave a comment

Your email address will not be published.

*