Como poupar água (Dez dicas)

Esta é uma lista de (muito mais do que) 10 dicas simples para aprender a poupar água em casa, uma vez que este recurso é cada vez mais escasso e também mais caro. Por isso é importante, sempre que possível, poupar água e dinheiro.

  1. Compre um autoclismo de dupla descarga, para deitar menos água sempre que é suficiente. Uma dica simples, se não quiser gastar dinheiro, coloque uma garrafa de 1,5L cheia dentro do autoclismo e assim poupar água em cada descarga.
  2. Uma torneira a pingar é dinheiro a sair do seu bolso. Uma torneira que pinga 1 gota por segundo gasta 15L por dia.
  3. Poupe água a tomar banho em duche, em vez de banho de imersão. Um banho de imersão gasta 80L enquanto um duche gasta apenas 30L.
  4. Feche a torneira quando está a escovar os dentes. Se deixar a torneira a correr, gasta 10L de água.
  5. Use o lavatório tapado com água quando se está a barbear, em vez de ter a água a correr.
  6. Use o lava-loiças tapado com água quando está a lavar a loiça, em vez de ter a água a correr.
  7. Ferva apenas a água necessária para fazer chá ou café. Só porque a cafeteira leva 2L de água não significa que tenha de estar completamente cheia, quando só vai beber uma chávena.
  8. Nunca use as máquinas de lavar roupa ou loiça quando não estão completamente cheias. Se puder lave à mão, porque gasta em média 6L em vez de 80L das máquinas mais antigas.
  9. Se tiver jardim, recolha a água da chuva e armazene em baldes. Durante o verão regue apenas semanalmente em vez de diariamente (tendo cuidado com o tipo de plantas que necessitam de mais água). Regar o jardim durante 1h pode gastar mais de 450L…
  10. Lave o carro com baldes de água em vez de usar a mangueira.
  11. Nunca mande agua fora que possa ser útil para outros fins, como regar as plantas ou o jardim, ou mesmo para lavar a casa.
  12. Certifique-se que a sua casa não tem torneiras a pingar escondidas. Leia o contador da água após duas horas em que não use agua e verifique se ele mexeu algumas coisa. Se não mexeu, saberá que não tem pingos e que está a economizar agua.
  13. Coloque tinta no autoclismo da sanita. Se após 30 minutos começar a aparecer no fundo da sanita, é porque está a deixar pingar agua. Assim que fizer o teste, puxe o autoclismo para não ficar manchado de tinta.
  14. Evite puxar o autoclismo desnecessariamente. Lenços, insectos e outro tipo de lixo orgânico, deverão ser colocados no balde do lixo.
  15. Economizar agua na banheira é simples, basta tapar o ralo antes de abrir a agua quente. Apesar de sair fria no início, ficará depois a uma temperatura óptima após adicionar a agua quente.
  16. Lave os dentes enquanto espera que a agua fique quente, e depois poderá barbear-se ou lavar-se com a agua quente.
  17. Guarde agua no frigorífico quando lhe apetecer agua fresca, em vez de deixar correr a agua na torneira durante alguns segundos à espera que a agua inicial do cano saia.
  18. Não descongele os congelados com agua a correr. Descongele durante a noite ou use o micro-ondas.
  19. Tome duche e não banho de imersão
  20. Feche a torneira enquanto se ensaboa
  21. Encha um balde de água fria enquanto espera que esta aqueça para o duche
  22. Encha bem a máquina de lavar roupa
  23. Encha bem a máquina de lavar loiça
  24. Se puder, substitua as torneiras que tem em casa por torneiras que regulam a quantidade de água que deitam
  25. Aproveite a água das chuvas para regar e para limpezas

Alguns estudos mostram que pequenas mudanças de hábito podem poupar muita água. Um banho de imersão usa 80 litros, contra 30 de um duche, escovar os dentes com a torneira aberta usa 10 litros, o que é mais do que puxar o autoclismo (9 litros).

Uma máquina de lavar loiça usa 35 litros, mas se lavar os pratos manualmente, usa apenas 6 litros. Uma máquina de lavar roupa típica usa 80 litros, mas as mais modernas e eficientes fazem o trabalho com 25 litros ou menos, para limpar a sua roupa.

O pior de todos é regar o jardim, pode gastar até 450 litros em apenas uma hora…

Poupar água e poupar dinheiro na sua carteira é uma excelente opção, e como viu, não é nada complicado.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*