Como sair da falência

Eliminar a dívida envolve três etapas:

1. Pare de adquirir novas dívidas.
2. Estabeleça um fundo de emergência.
3. Implemente o método bola de neve.

Veja como abordar cada passo.

Pare de adquirir novas dívidas

(Este passo pode ser feito numa tarde)

Isto pode parecer evidente, mas a razão pela qual a sua dívida está fora de controlo é que você continua a aumentá-la. Pare de comprar a crédito. Recorte o seu cartão de crédito!

A última pode ser dificil. Não crie desculpas. Pare de pensar que precisa deles.

  • Você não precisa do cartão de crédito para ter segurança.
  • Você não precisa do cartão de crédito para conveniência.
  • Você não precisa do cartão de crédito para ganhar pontos.

Você não precisa de cartões de crédito em nenhuma situação. Se estiver em divida, os cartões de crédito são uma armadilha. Eles só o irão deixar mais endividado. Mais tarde, quando as dívidas acabarem e as suas finanças estiverem controladas, talvez então possa arranjar um cartão de crédito.

Depois de destruir o seu cartão, suspenda todos os pagamentos recorrentes. Se vai ao ginásio, cancele-o. Se renova automaticamente a conta do seu World of Warcraft, termine-o. Cancele tudo o que sai automaticamente do seu cartão de crédito. Deixe de usar crédito. Assim que tiver feito isso, ligue para todas as empresas de crédito ao consumo. Não cancele o seu cartão (excepto para aqueles com um saldo nulo). Em vez disso, peça um acordo melhor. Encontre uma oferta on-line e utilize-a como moeda de negociação. O seu banco pode não querer competir com ofertas concorrentes, mas provavelmente vai querer. Não custa tentar.

Estabelecer um fundo de emergência

(Esta etapa vai levar vários meses)

Para alguns, isso é contra-senso. Porquê poupar antes de pagar as dívidas? Porque se não poupar em primeiro lugar, não vai ser capaz de fazer face a despesas imprevistas. Não diga a si mesmo que pode manter um cartão de crédito só para emergências. Destrua o seu cartão de crédito e poupe dinheiro para emergências.

Quanto deve você poupar? Idealmente, você deve ter 1000€ para começar. Este dinheiro é apenas para emergências. Não é para cerveja. Não é para sapatos. Não é para uma Playstation 3. Destina-se a ser utilizado caso haja algum percalço

Mantenha esse dinheiro líquido, mas não imediatamente acessível. Não amarre o seu fundo de emergência a um cartão de débito. Não sabote os seus esforços tornando mais fácil gastar em coisas superficiais. Considere a abertura de uma conta poupança online. Quando surge uma situação de emergência, pode facilmente transferir o dinheiro para a sua conta corrente. Ela vai estar lá quando precisar, mas não deverá ser capaz de utilizá-la espontâneamente.

Implementar o modelo bola de neve

(Essa etapa pode exigir vários anos)

Depois de ter deixado de utilizar o crédito, e depois de poupar num fundo de emergência, então ataque a dívida existente. Com vigor. Atire com tudo o tem.

Muitas pessoas dizem que se devem pagar as dívidas com elevado juro em primeiro lugar. Não há dúvida de que isto faz mais sentido matematicamente. Mas se o dinheiro fosse apenas uma questão matemática, não teria a dívida em primeiro lugar. O dinheiro é tanto de emoção e psicologia, como de matemática.

Há várias abordagens para a eliminação da dívida. Psicologicamente, utilizar o modelo bola de neve oferece grandes retornos, que pode usar para reduzir ainda mais a dívida. Faça o seguinte:

1. Ordene as dívidas do menor para o maior.
2. Reserve uma certa quantia para pagar as dívidas todos os meses.
3. Pague o mínimo obrigatório em todas as dívidas com excepção para o de menor saldo.
4. Pague tudo o que tem na dívida com o menor saldo.
5. Quando essa dívida estiver paga, não altere a quantia mensal utilizada, mas passe a pagar tudo na dívida seguinte com menor saldo.

Leva algum tempo para amortizar todas as dívidas, mas pode ver os resultados quase imediatamente.

Soluções suplementares

Você pode fazer outras coisas para melhorar a sua situação financeira enquanto estiver trabalhando nestas três etapas.

Em primeiro lugar, foque-se na equação fundamental das finanças pessoais: para pagar as dívidas, poupar dinheiro, ou acumular riqueza, é preciso gastar menos do que ganha.

Mude o tipo de despesas. Reaprenda hábitos frugais.

Enquanto você trabalha para gastar menos, faça o que puder para aumentar o seu rendimento. Se possível, venda algumas das coisas que comprou quando estava endividado. Tenha um segundo emprego. (Mas não negligencie os estudos, só para ir ganhar mais. Os seus estudos são mais importantes.)

Por fim, vá à sua biblioteca local e peça emprestado Dave Ramsey’s The Total Money Makeover. É um fantástico guia de como ficar sem dívida e desenvolver bons hábitos financeiros. Depois de terminar, devolva-o e peça emprestado outro livro sobre dinheiro.

A coisa mais importante é começar já. Não comece amanhã. Não comece na próxima semana. Comece agora a atacar a sua dívida. Quando for mais velho irá agradecer.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

3 Comments on Como sair da falência

  1. Nefertiti // 24/04/2011 at 17:06 //

    Tive q fazer um empréstimo consignado pra pagar a dívida com o cartão de crédito, só pagava o mínimo e a mensalidade só aumentava… o juros do empréstimo foi bem menor e m livrei de uma parcela q tomava metade do meu salário.
    Foi o jeito mais rápido e de menor prejuízo que encontrei.
    Esse dica acima é mto boa, não tinha pensado nisso antes, infelizmente…
    Hj não tenho cartões de crédito e to terminando de pagar o empréstimo mas meu namorado tá apertado com o cartão de crédito dele, vou indicar esse site, é mto bom!
    Obrigada

  2. JULIERME-LOST@HOTMAIL.COM // 05/12/2012 at 21:40 //

    BOM TIVE QUE VENDER BAGULHO PARA PODER SAIR DA CRISE , GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO , E FUI PRESO POR TRAFICO E ACABEI COM MEUS PROBLEMAS , EU COM ISSO PAREI DE PAGAR ALUGUEL , AGUA , LUZ E MAIS UM MONTE DE COISA BOM PRA MIM FOI OTIMO SAI MAIS GORDO E ESTOU MELHOR MUITO BOM MESMO , FICA AI A DICA ABRAÇO

  3. Tiago olivera // 02/01/2013 at 22:02 //

    Parabéns pelas dicas! Muito grato! =D

Leave a comment

Your email address will not be published.

*