Como fazer um Orçamento Pessoal

O sucesso começa com objectivos e resoluções

Você pode começar hoje, e desenvolver com êxito um hábito que dura uma vida toda. Assim, ponha o salário e as receitas de lado por alguns minutos e aprenda os passos para iniciar um orçamento com êxito.

A sua atitude

Para iniciar um orçamento pessoal é necessário melhorar a sua atitude. Quando fizer isso, conseguirá atingir tudo aquilo que deseja, e com a decisão de iniciar um orçamento, você fica com as bases para uma gestão financeira de sucesso.

Traçar objectivos preliminares

Mudar a atitude vai fazê-lo iniciar mas não será suficiente para o fazer avançar em direcção a um hábito de orçamentar. Para o manter motivado, trace objectivos para as poupanças pessoais.

Primeiro utilize o seu salário bruto para calcular as receitas anuais.Depois decida qual a percentagem que deseja poupar por mês ou por ano e qual a razão para essa poupança. Quanto que poupar para umas férias? E para a reforma? Depois estabeleça também o objectivo de cortar despesas, por exemplo utilizando menos o carro ou bebendo menos cafés.

Quais são os resultados que pretende?

Escreva qual é o objectivo da sua poupança. Deseja uma reforma mais tranquila? Pretende fazer uma viagem de volta ao Mundo? Vá em frente e visualize os resultados com o maior detalhe possível

O hábito de orçamentar

Ganhar o hábito de manter um orçamento leva quatro a seis semanas a dedicando alguns minutos diariamente para apontar as suas despesas e planear os próximos meses. Agende 15 minutos todos os dias para se focar exclusivamente no seu orçamento pessoal.
Muitas pessoas acham que a manutenção de um diário ajuda a desenvolver bons hábitos. Usar um simples caderno e utilizá-lo para ir resistindo às tentações de gastar dinheiro com produtos que raramente utiliza ou não tem necessidade.

Anote os seus falhanços também, tais como esquecer o planeamento para os impostos ou caíndo na tentação de comer fast-food, em vez de comer a refeição que você planeou. Quando você grava um fracasso, é preciso anotar o que faria de diferente para evitar repetir os erros. Á medida que escreve no seu diário, visualize os resultados positivos. Lembre-se que nos tornamos aquilo que as nossas mentes vêem e você deve ver o sucesso e não o fracasso.

Orçamentos Realistas

Embora deva cortar nas despesas sempre que possível, não crie orçamentos excessivamente baixos. Se é importante para si sair para ver um filme uma vez por mês e, de seguida, orçamentar 5€ por mês para entretenimento, pode deixá-lo com sentimentos de privação, em vez de satisfeito com o seu orçamento.

Se estiver numa situação financeira difícil em que só pode gastar dinheiro por necessidade absoluta, precisa de cortar algumas actividades não essenciais que significam muito para si. Pode adorar ver filmes, mas deve cortar essa actividade devido à perda de rendimento para pagar as dívidas. Neste caso, planeie adicionar essa despesa não-essencial no seu orçamento após alguns meses. Sabendo que poderá apreciar um filme novamente em breve irá mantê-lo motivado com o seu orçamento, e pode encontrar uma alternativa menos dispendiosa até lá.

Inicie o planeamento

Agora que está a caminho de fazer do orçamento pessoal um hábito, pode começar a recolher informação para criar um orçamento para o orientar nos seus gastos e poupanças.

Você precisa de saber quais são as suas despesas, por isso se não tiver recibos, aponte as despesas durante algumas semanas para obter montantes exactos. Pode fazê-lo, mantendo um bloco consigo para gravar quanto gasta cada vez que abre a carteira. Sim, registar todas as despesas, mesmo que sejam de apenas 1€ para uma garrafa de água ou para o estacionamento.

Você pode determinar algumas das despesas imediatamente. As suas despesas de electricidade e gás têm facturas dos últimos meses. Se pagar impostos sobre propriedades, de vida ou do seguro do carro tem provavelmente estas despesas registadas na sua conta. Se não, faça algumas chamadas e descobra quanto são estes gastos.

Assim que tiver os seus rendimentos e despesas documentadas, crie um orçamento no papel, numa folha de cálculo ou num software de orçamento financeiro. Usando o PC tem a vantagem de permitir que possa facilmente ajustar diferentes despesas para ver como o orçamento é afectado, mas pode fazê-lo no papel com um lápis e borracha.

Aprenda Mais Sobre o Orçamento Pessoal

Existe um excelente livro sobre finanças pessoais, que explica de forma ainda mais detalhada como fazer um orçamento pessoal e a sua importância para aprender a investir o seu dinheiro.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Como fazer um Orçamento Pessoal

  1. Robson Ribeiro do Carmo // 29/12/2010 at 20:18 //

    Boa tarde….
    Parabens pela publicação do artigo muito interresante e informativo..
    Valew espero á proxima…

Leave a comment

Your email address will not be published.

*